Modelos de Diretivas
Antecipadas de Vontade
Caso deseje fazer suas Diretivas antecipadas, disponibilizamos dois modelos de preenchimento para sua escolha. Para que tivéssemos maior segurança, foram feitos em torno de 50 pré-testes e aproximadamente 500 testes com participantes da região de Joaçaba SC, durante os anos 2021 e 2022, incluindo pacientes em geral, profissionais de saúde, idosos e pacientes oncológicos.
Entre os pacientes em geral de todas as idades, somente 5 (2,12%) de 230 referiram dificuldades com os modelos sendo a principal sobre “limitação de tratamentos”. Entre 160 pacientes idosos, 5% (8) referiram dificuldade quanto à “linguagem”, “limitação de tratamento” e “cuidados com a saúde”. Estudo com 214 pacientes oncológicos, foram 12 (5,6%) os que não entenderam, sendo que a linguagem foi a mais citada, especialmente o significado de “cuidados específicos” (3,1%), seguida de limitação de tratamentos (0,5%), outras vontades (1%), outros tratamentos (0,5%) e cuidados com a saúde (0,5%).
Entre 35 profissionais de saúde de várias categorias que trabalhavam em UTI de dois hospitais regionais do Oeste Catarinense, 2 (5,8%) tiveram dificuldade de entendimento. Portanto, a possibilidade de entendimento da maioria das pessoas é bastante alta, já que em torno de 95% de um total de 500 pessoas os consideraram compreensível, aprovando os modelos propostos. Em relação à linguagem e às demais dúvidas apontadas, além de nossos esclarecimentos neste website, foram incluídas as sugestões dos participantes e, com isso, estima-se que com ajuda de um profissional de saúde, o entendimento poderá ser alcançado por todos.
Os modelos 1 e 2, que poderão ser acessados a seguir, estão no formato word, permitindo que sejam incluídas livremente outras vontades, caso assim desejar. Ao clicar, o modelo escolhido baixará e estará disponível de forma editável em seu computador ou celular.
Outras proposições de modelos para
Diretivas Antecipadas de Vontade
No Brasil foram propostos outros modelos de preenchimento de Diretiva Antecipadas de Vontade. A Dra. Luciana Dadalto e outros, em 2013, propuseram um modelo que, embora a própria autora tenha mudado posteriormente sua concepção, disponibiliza-se para conhecimento por se tratar de uma iniciativa histórica e pioneira. Está disponível no final do artigo “Diretivas antecipadas de vontade: um modelo brasileiro”, disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/SzZm7jf3WDTczJXfVFpF7GL/?format=pdf&lang=pt
Outro modelo foi proposto por Sergio Domingos Pitteli e outros em 2020. Contudo, os autores condicionam sua elaboração ao registro em cartório, não se adequando ao proposto pelo Conselho Federal de Medicina em sua Resolução n. 1.995/2012. Para a finalidade de consulta está disponível no final do artigo Diretivas antecipadas de vontade: proposta de instrumento único, disponível no final do artigo: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/2234/2477
Entretanto, merece destaque o modelo online disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia denominado “Minhas Vontades” em que o preenchimento pode ser feito online e de forma intuitiva. Está disponível em: https://apps.apple.com/us/app/minhas-vontades/id1528205142
Os modelos I e II aqui apresentados pelos autores tiveram como objetivo serem breves e de fácil preenchimento, entendendo-se que sua praticidade irá contribuir para o início de sua implantação no Brasil.